Conselho de Cultura divulga resultado das eleições para a cadeira de Gastronomia

Quase dois mil votantes participaram do processo eleitoral que escolheu o representante do segmento para o mandato que vai até o fim de 2018

 

O resultado da eleição que escolheu o primeiro representante da cadeira de Gastronomia no Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) já está no ar. Foram 1899 votos registrados e um total de 57 municípios participantes dos mais diversos territórios mineiros, o que demonstra a força do segmento em Minas Gerais, bem como sua importância para a cultura do estado. Três candidaturas foram habilitadas para participar da votação online que ocorreu de 23 a 30 de agosto no site do próprio Consec. Após a apuração e homologação do pleito pela Comissão Eleitoral, o resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura no dia 7 de setembro por meio do Diário Oficial de Minas Gerais (clique aqui e acesse). Confira abaixo os números eleição:

Jackson Cruz Cabral: 1554 votos

Ricardo Rodrigues: 281 votos

Gabriel Trillo Fonseca:  64 votos

Total de votos: 1899 votos

A titularidade da cadeira ficou com Jackson Cruz Cabral, por ser o mais votado das eleições, e a suplência com Ricardo Rodrigues, segundo colocado.

 

O CONSEC-MG

O órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais. Devido à sua composição paritária, o CONSEC atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público. Compete ao conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.

 

A GASTRONOMIA MINEIRA

O Governo de Minas Gerais entende o setor da gastronomia como estratégico e trabalha para que o segmento ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.

Minas Gerais conta hoje com 154 eventos gastronômicos e 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas do estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

O estado é uma das regiões que têm mais produtos com certificado de origem e procedência, e conta também com 254 produtores de queijo minas artesanal registrados, em sete regiões: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.