3ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Política Cultural

Na última terça-feira (19/11), foi realizada, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, a 3ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). No encontro foram apresentados os resultados da 3ª Conferência Estadual de Cultura de Minas Gerais; os Programas Cena Minas e Filme Minas e a Solicitação da Adesão do Consec à Carta de Princípios finalizada e aprovada pelo Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura.
 
Na ocasião, os conselheiros se comprometeram a mobilizar os municípios a providenciarem as Conferências Municipais de Cultura, dada a importância dessas reuniões na construção das políticas públicas. O Grupo de Coordenadores designado para criar o cronograma, planejar e elaborar o Plano Estadual de Cultura começará os trabalhos dentro dos próximos dias, para que, na próxima reunião do Consec (09/12) o planejamento das ações já esteja pronto.

Carta aberta do Conselho Estadual de Política Cultural à comunidade

 

O CONSEC- MG, Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, expressa sua preocupação com as recentes manifestações contrárias a exposições artísticas realizadas em alguns municípios do Brasil, em particular, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes.

Trata-se de uma afronta à liberdade de expressão e às artes de maneira geral.

Há uma clara distorção do sentido da manifestação artística quando nela se vê indução a práticas criminosas ou moralmente reprováveis. Veementemente assinalamos uma tentativa de retorno da censura e intimidação de artistas, expositores e apreciadores da arte.

Nesse contexto, o CONSEC repudia a manipulação escancarada da realidade, com interesses escusos a criação de uma onda persecutória, que confunde e acirra animosidades desnecessárias.

A liberdade de expressão é um direito garantido a todos, sendo fundamental para a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e os direitos da pessoalidade, dentro da sociedade democrática.

Arte é uma atividade ligada a manifestações de ordem estética, a partir de percepção, emoções e ideias, e cada obra de arte, seja através de pintura, escultura, desenho, teatro, dança, circo, ópera, ou outras formas de arte, é única.

Torna-se urgente, em tempos tão duros, o estímulo ao florescimento artístico e cultural. E, primordialmente, é urgente a pauta do respeito ao outro.

Saiba quem são os candidatos habilitados para o processo eleitoral que vai eleger o representante da cadeira de Gastronomia no Consec

 

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais torna pública a lista de entidades e  coletivos  culturais  habilitadas  e  inabilitadas  para  concorrer no processo eleitoral de escolha dos representantes da sociedade  civil para o segmento Gastronomia, junto ao Conselho estadual de Política Cultural.

Candidaturas

CANDIDATO: Ricardo Rodrigues

ENTIDADE:  ABRASEL  MG  -  ASSOCIAÇÃO  BRASILEIRA  DE

BARES E RESTAURANTES - SECCIONAL MINAS GERAIS

 

CANDIDATO: Gabriel Trillo Fonseca

ENTIDADE: GABRIEL TRILLO FONSECA ME

 

CANDIDATO: Jackson Cruz Cabral

ENTIDADE: ÚNICA EDUCACIONAL

 

Confira aqui a publicação na Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

A votação que vai escolher o represente da cadeira de Gastronomia será realizada online de 23 a 30 de agosto no site do CONSEC (www.consec.mg.gov.br). Podem participar como votantes todas as pessoas com domicílio eleitoral dentro do estado, ou seja, que tenha o título de eleitor registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Cada eleitor poderá votar em um único candidato de sua preferência. Na plataforma online, os eleitores terão acesso ao perfil e currículo do candidato. A divulgação do resultado das eleições está prevista para o dia 12 de setembro.

 

CONSEC-MG

Órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais. Devido à sua composição paritária, o CONSEC atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público. Compete ao conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.

 

17º Reunião faz balanço da participação social nos Fóruns Regionais do Plano Estadual de Cultura

Reafirmar a importância do papel social da cultura, interiorizar as ações do governo executivo e valorizar o patrimônio imaterial foram algumas das causas norteadoras da última reunião do Conselho Estadual de Política Cultural – CONSEC, na terça-feira (7/06). O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA sediou o encontro antecedente à plenária final do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, que se prolonga até a próxima sexta-feira (10/06), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG.

A pauta teve início com o balanço da intinerância dos fóruns regionais que discutiram o Projeto de Lei 2.805/15 responsável por balizar as políticas públicas culturais dos próximos dez anos. O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, destacou a primordial participação do Conselho em todos os 12 encontros. “O empenho dos delegados do CONSEC traz a legitimidade necessária para este que é um marco na história da cultura mineira. Agradeço por esse louvável envolvimento e reafirmo o nosso compromisso em fortalecer sempre mais este colegiado”, afirmou o secretário.

O vice-presidente do órgão, membro titular do segmento de Teatro, Rubem Reis, destacou a mobilização do interior. “Não imaginava encontrar em todos os cantos uma participação tão efetiva, um amadurecimento da classe, que está bem alinhada às propostas levantadas por este conselho na minuta do Plano Estadual de Cultura”, se orgulha o conselheiro que recebeu os comprimentos em resposta ao seu engajamento diretamente do presidente da Comissão de Cultura da ALMG, Deputado Bosco.

Na mesma ocasião, foram apresentados por representantes da Fundação Clóvis Salgado – FCS as suas atuais ações no Sistema Estadual de Cultura e os Termos de Parceria celebrados com a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA. “Uma das nossas principais metas é dar maior acesso às ações e interiorizar cada vez mais. A parceria com a Appa terá como objetivo executar as ações da Diretoria de Programação Artística – DIPRO e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart”, contou Gilvan Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da FCS.

O patrimônio imaterial também foi assunto da reunião. Tarcísio Pinto, conselheiro suplente do segmento da música, entregou para a assessora do IEPHA, Edilane Maria de Almeida Carneiro, um documento sobre os métodos da viola caipira, expressão tradicional de Minas Gerais. “Sabemos da importância para a cultura popular mineira de expressões enraizadas no sertão. Agradeço por essa contribuição que certamente servirá de subsídio para um dos nossos planejamentos do próximo ano, inventariar as expressões da viola caipira e seu caráter como patrimônio imaterial”, disse a assessora.

A reunião conduzida pelo Secretário Adjunto de Estado de Cultura, João Miguel, registrou como um encaminhamento final a redação de uma carta que trará à tona a importância social e econômica dos trabalhadores da cultura. Para a conselheira Madalena Rodrigues, do segmento de entidades de trabalhadores, esta é uma necessidade diante ao cenário instável do setor nos últimos dias, com a ameaça ao fim do Ministério da Cultura. “A sociedade precisa entender de vez o nosso protagonismo não apenas como fazedores de arte, mas como geradores de renda e impulsionadores de educação”, defendeu a conselheira.

Saiba mais sobre o CONSEC

O órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais. Devido à sua composição paritária, o CONSEC atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público.

Compete ao conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.