Carta aberta do Conselho Estadual de Política Cultural à comunidade

 

O CONSEC- MG, Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais, expressa sua preocupação com as recentes manifestações contrárias a exposições artísticas realizadas em alguns municípios do Brasil, em particular, em Belo Horizonte, no Palácio das Artes.

Trata-se de uma afronta à liberdade de expressão e às artes de maneira geral.

Há uma clara distorção do sentido da manifestação artística quando nela se vê indução a práticas criminosas ou moralmente reprováveis. Veementemente assinalamos uma tentativa de retorno da censura e intimidação de artistas, expositores e apreciadores da arte.

Nesse contexto, o CONSEC repudia a manipulação escancarada da realidade, com interesses escusos a criação de uma onda persecutória, que confunde e acirra animosidades desnecessárias.

A liberdade de expressão é um direito garantido a todos, sendo fundamental para a concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e os direitos da pessoalidade, dentro da sociedade democrática.

Arte é uma atividade ligada a manifestações de ordem estética, a partir de percepção, emoções e ideias, e cada obra de arte, seja através de pintura, escultura, desenho, teatro, dança, circo, ópera, ou outras formas de arte, é única.

Torna-se urgente, em tempos tão duros, o estímulo ao florescimento artístico e cultural. E, primordialmente, é urgente a pauta do respeito ao outro.

------Espaço Conselheiro